Kitesurf Cumbuco: Os Ventos Que Vem do Mar

Para os kitesurfistas, Cumbuco é um dos melhores spots do Brasil. E olha que o kitesurf nas praias de Fortaleza é farto, afinal, o litoral do Ceará recebe os ventos alísios (trade winds) vindos da África, mas o Kitesurf Cumbuco, merece atenção. A Praia de Cumbuco é conhecida como a “Princesinha do Kite” entre os praticantes de kitesurf, afinal, a costa de Cumbuco segue paralela ao Equador e paralela aos ventos alísios que seguem passando com toda força pelo Cumbuco, já que não encontram nenhum obstáculo natural pelo litoral.

Kitesurf Cumbuco: Os Ventos Que Vem do Mar

E é por estes motivos que Cumbuco é pico para os riders, afinal, Cumbuco é uma das mecas internacionais do kitesurf com velejadores do mundo todo voando sobre suas águas esmeraldas, desde o iniciante até os melhores do mundo.

Kitesurfing sinistro: voando livre nos ventos de Cumbuco

O pico perfeito, se é que existe, fica em Cumbuco. O vento sopra na medida certa e em curtas distâncias é possível se deparar com lagoas super flat para o Freestyle e com áreas para o Kitewave. As condições são tão propícias para o kitesurf que Cumbuco é palco de diversas competições de kite, desde as regionais até as competições internacionais de kitesurf.

Kitesurf Cumbuco: Os Ventos Que Vem do Mar

De quebra, Cumbuco fica a 30 km de Fortaleza, o acesso é fácil (dá uma olhada no seu GPS) embora as condições da estrada não sejam boas.  

Fora a costa de Cumbuco, a Lagoa de Cauípe também é palco de manobras aéreas radicais da galera do kite. A Lagoa do Cauípe tem águas límpidas e plana, bons ventos, é cercada de vegetação litorânea rasteira e coqueiros, que acaba oferecendo uma ótima área para decolagem e aterrisagem de kitesurf (o tamanho da lagoa é de 20.000 m³ aproximadamente). A Lagoa conta com uma estrutura mínima com algumas barracas no lado sul e costuma lotar de turistas nos finais de semana.

Cumbuco é um dos melhores picos do Brasil para kitesurf

Reunindo o que existe de melhor para o kitesurf, como os ventos alísios muito fortes (vindos do continente africano) e constantes, o mar calmo e a temperatura da água agradável e a ausência de rochas e animais de porte tornam de Cumbuco o paraíso desejado pelos kitesurfistas.

Kitesurf Cumbuco: Os Ventos Que Vem do Mar

Por isso, Cumbuco é o que existe de melhor para praticar kitesurf, sendo destaque como um dos melhores spots do Brasil e de reconhecimento internacional.

Onde aprender kitesurf em Cumbuco?

Cumbuco possui algumas escolas de kitesurf, como a badalada Windtown Kiteboarding ou a Tomas & Set Teixeira Kite School, além de instrutores autônomos como a Stefania Rega. No geral as aulas de kitesurf duram em média 2h e, logicamente, o ensino segue o ritmo de cada aluno. No mais, as aulas de kitesurf em Cumbuco seguem os padrões IKO (International Kiteboarding Organization) de acordo com o nível de cada aluno.

Conclusão

Cumbuco tem para você muitas opções para kitesurfing, lazer e diversão, como passeios de buggy pelas dunas do Cumbuco, jet ski, skibunda, tirolesa (nas Cristalinas, uma Lagoa na Barra do Cauípe), lancha e banana boat (na Lagoa do Banana) e claro, muito kitesurf. A vida noturna de Cumbuco é animada e uma passagem pela Madame Tequila é quase certa.  


Ouça nosso podcast Na Onda

>