Todos os picos de kitesurf no Ceará [só os melhores]

O kitesurf no Ceará é sinistro, por isso é conhecido e respeitado pelos kiteriders do mundo inteiro, muitos inclusive chamam o Ceará como a “terra dos ventos”, fora isso, as condições do mar também fazem do litoral cearense um lugar de sonho para os amantes do kitesurfing. 

São tantos picos de kitesurf que várias etapas de circuitos mundiais de kite acontecem na alta estação dos ventos, quando o litoral brota de kitesurfistas e amantes das velas coloridas, que voam em manobras radicais nos céus do Ceará. Listamos aqui os melhores picos para kitesurfing no Ceará para você, mas olhe, os picos estão em ordem aleatória. E se você desejar ver mais fotos, visite nosso instagram (@kitesurfingceara). Aproveite e manda ver nas manobras manolo!

#1 - Praia de Tremembé [Icapuí]

O Paraíso em questão fica a mais de 200 km da capital, Fortaleza (quase na divisa com o Rio Grande do Norte), na Costa do Sol Nascente.

Reputada pelos esportes nauticos como kitesurf, windsurf e wakeboard. Esse Pico já foi Palco do Kite Mansion Open, etapa do campeonato mundial Kite Park League. A modalidade da competição é para velejadores de wakestyle e inclui obstáculos, entre corrimãos e rampas.

Berço do wakestyle no Ceará, esse Pico faz parte da Rota das Falésias, é praticamente a última região praiana do Ceará antes de chegar em RN, não existe inverno ou verão, mas sim época da seca e chuva! Dessa forma, a temperatura em Icapuí é sempre amena e o vento é constante.

Kitesurf Ceará - Kitesurfista: Christophe Tack

Kitesurfista: Christophe Tack  | Foto: Andre Magarao

#2 - Praia de Iguape [Aquiraz]

A Praia fica a 44 km de Fortaleza e 18km da sede do município Aquiraz, localizada entre as praias do Presídio, Barro preto e do Pontal da Barra. Além da vila de pescadores e uma larga faixa de areia, a praia também é caracterizada pelas inúmeras casas de veraneio, dunas, mangues e ventos constantes na alta temporada quando o Pico se torna ainda mais atrativo com ondas relevantes para a prática do kitewave.

Atenção com a presença de embarcações e principalmente com rochas que podem ficar emersos durante a variação da maré.

KItesurf Ceará - Kitesurfista: Jairo Neto

Kitesurfista: Jairo Neto

#3 - Praia de Cumbuco [Caucaia]

Localizada a 15 km da capital do estado, Fortaleza. Aqui, é parada obrigatória para os amantes do Kitesurf. Com todas as condições climáticas favoráveis, infraestrutura, Praia e lagoa flat propícios para todas as modalidades, Cumbuco, se torna uma das mecas internacionais do esporte, visitado por turistas do mundo inteiro, de velejadores amadores aos melhores riders do mundo.

Kitesurf Ceará - Cumbuco, Kitesurfista: Lua Oliveira

Kitesurfista: Lua Oliveira | Foto: Didier Kelly 

#4 - Lagoa do Kite [Taíba]

Está localizada na Praia da Taíba a 76 km de Fortaleza, no município de São Gonçalo do Amarante.
As ondas e outras características dessa Orla atraem os apaixonados pelo kitewave, já a Lagoa do kite resultado da desembocadura do Rio Anil com o mar da Taiba, é internacionalmente conhecida por aqueles que curtem água flat e o freestyle.

Com o povoado acolhedor e estrutura para receber turistas, a lagoa do Kite é um dos belos Picos no Ceará para freestyle, paisagem paradisíaca; dunas, coqueiral e uma junção da lagoa com o mar faz desse lugar uma experiência inédita para o kitesurfista.

Área com relevante variação de maré. Dependendo da época, pode estar com tamanho reduzido e apresentar algumas poucas pedras. Média do vento 30knots entre Julho e Dezembro, e direção predominante nordeste side onshore e leste side shore.

kitesurfing ceará -manobra na lagoa do kite, taiba

Kitesurfer: Toloola | Foto: Lukas Stiller

#4 - Pecém [São Gonçalo do Amarante]

Situada a 50 km da capital, o destino recebe muitos visitantes e atletas que aproveitam as boas condições e a proximidade para traçar uma kitetrip. A Praia está localizada na rota principal dos downwinds da região metropolitana de Fortaleza, entre os Picos: Cumbuco, Taíba e Paracuru.

Atenção: Área Portuária

  • Oscilações no vento logo após a passagem pelo o pier
  • Grandes embarcações
kitesurf ceará - pecém

Kitesurfer: Ygon Mais | Foto: Talles Freitas 

#5 - Praia do Futuro [Fortaleza]

A Praia mais famosa da Capital Fortaleza, representa forte no cenário do Kitesurf Cearense.

Grande extensão de areia, mar esverdeado com ondas mais agitadas perfeita para waves e outras áreas onde se formam piscinas. Boa para mergulho e temperatura agradável, a praia é bastante frequentada por nativos que praticam o kitesurf.

A orla também é conhecida por suas mega barracas, então já pode esperar o que ela tem a oferecer: ótima estrutura para visitantes e Kitesurfistas.

Atenção com os banhistas na água. Vale consultar os trechos onde são permitidos a prática do esporte.

kitesurf ceará - manobra de kite na praia do futuro

Kitesurfer: Breno Barbosa | Foto: Thiago Martins


Ouça nosso podcast Na Onda

>